quarta-feira, 28 de setembro de 2011

(parte 4)

A teoria das inteligências múltiplas e suas implicações para a educação 

 

 No que se refere à educação centrada na criança, Gardner levanta dois pontos importantes que sugerem a necessidade da individualização. O primeiro diz respeito ao fato de que, se os indivíduos têm perfis cognitivos tão diferentes uns dos outros, as escolas deveriam, ao invés de oferecer uma educação padronizada, tentar garantir que cada um recebesse a educação que favorecesse o seu potencial individual. O segundo ponto levantado por Gardner é igualmente importante: enquanto na Idade Média um indivíduo podia pretender tomar posse de todo o saber universal, hoje em dia essa tarefa é totalmente impossível, sendo mesmo bastante difícil o domínio de um só campo do saber.

Assim, se há a necessidade de se limitar a ênfase e a variedade de conteúdos, que essa limitação seja da escolha de cada um, favorecendo o perfil intelectual individual.

Quanto ao ambiente educacional, Gardner chama a atenção pare o fato de que, embora as escolas declarem que preparam seus alunos pare a vida, a vida certamente não se limita apenas a raciocínios verbais e lógicos. Ele propõe que as escolas favoreçam o conhecimento de diversas disciplinas básicas; que encoragem seus alunos a utilizar esse conhecimento para resolver problemas e efetuar tarefas que estejam relacionadas com a vida na comunidade a que pertencem; e que favoreçam o desenvolvimento de combinações intelectuais individuais, a partir da avaliação regular do potencial de cada um.


Referências Bibliográficas

1. Blythe, T.; Gardner, H. A school for all intelligences.
Educational Leadership, v.47, n.7, p.33-7, 1990.
2. Gardner, H.; Giftedness: speculation from a biological
perspective. In: Feldman, D.H. Developmental approaches to giftedness and
creativity. São Francisco, 1982. p.47-60.
3. Gardner, H.Frames of mind. New York, Basic Books Inc., 1985.
4. Gardner, H. The mind's new science. New York, Basic Books
Inc., 1987.
5. Gardner. H.;Hatcb, T. Multiple intelligences go to school:
educational implications of the theory of Multiple Intelligences.
Educational Researcher, v.18, n.8. p.4-10, 1989.
6. Kornhaber, M.L.; Gardner, H. Critical thinking across
multiple intelligences. Trabalho apresentado durante a Conferência "The
Curriculum Redefined. Paris, 1989.
7. Malkus, U.C.; Feldman, D.H.; Gardner, H. Dimensions of mind
in early childhood. In: Pelegrini, A. (ed.)The psychological bases for
early education Chichester, Wilev. 1988, p.25-38.
8. Walter,J.M.; Gardner, H. The theory of multiple
intelligences: some issues and answers. In: Stemberg, RJ.; Wagner, R.K.
(ed.) Pratical intelligence: nature and origins of competence in the every
world.. Cambridge. Cambridge University Press, p.163-82


Autora do artigo: Maria Clara S. Salgado Gama
Doutora em Educação Especial pela Universidade de Colúmbia, Nova Iorque

http://saladeterapia.blogspot.com/search/label/Aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário